Debate sobre Literatura

No próximo Sábado, 17 de Abril, às 18.30h vou participar num debate sobre Literatura escrita por mulheres, promovido pelo núcleo He For She da Universidade de Lisboa. Para quem não sabe, o He For She é um movimento global criado pelas Nações Unidas para promover a igualdade de género, envolvendo activamente os homens. Com o apoio de chefes de estado, CEOs das maiores empresas do mundo, professores Universitários e celebridades da música e do cinema, o movimento pretende educar para a igualdade, seja através da luta contra os casamentos forçados no Malawi, seja sensibilizando estudantes no Paquistão, seja promovendo um Festival de Artes virtual, como está a fazer o núcleo de Lisboa e no qual este debate se insere.

Acompanhada das autoras Rita Duarte e Carla Soares, e com moderação de David Machado, vou falar sobre a luta das mulheres escritoras no século XXI pela independência face a correntes e a ideologias, pelo direito à diferença na abordagem literária, pela igualdade de oportunidades. Porque, como em qualquer arte, também na literatura foram sempre os homens que decidiram o que era bom, o que era publicável, o que era digno de crítica. Foram sempre os homens que tiveram espaço e voz.

No século XIX, John Stuart Mill dizia que «a naturalização da discriminação das mulheres é tão grande que nós nem damos por isso». Infelizmente, pouco mudou em mais de cem anos. Ou se mudou, foi demasiado devagar. Cabe-nos a nós, finalmente, mudar o paradigma, envolvendo toda a sociedade no assunto. Por vezes, com algo simples como um debate.

Inscrevam-se através deste link e participem.

http://bit.ly/literaturadebate

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.