EM PORTUGUÊS

(scroll down for English titles)

 Não há, nem nunca houve, na história da Humanidadde, quem não tenha passado pela provação de estar às ordens de um energúmeno. Pois bem, este livro não é mais do que um compêndio ilustrado de factos reais pelos quais muitos trabalhadores por conta de outrem já passaram. Um formato inesperado onde Filipa Fonseca Silva nos faz o retrato hilariante do pequeno poder. Com a escrita sarcástica a que já nos habituou, agora acompanhada por ilustrações da sua autoria, Filipa expõe ao rídiculo todos os maus chefes, na esperança de que sintam algum pudor na próxima vez que tentarem ser umas bestas.

Catártico, certeiro, acutilante.

 

(Bertrand Editora, 2018)

 

COMPRAR

 

amanhece na cidade

Nas ruas de Lisboa, um táxi circula e observa as vidas que passam por si. Através dele, ficamos a conhecer a história de  Manuel, o taxista que não sabe chorar, e das várias personagens que fazem parte dos seus dias. Olinda, a ama de duas crianças mal-educadas; Daisy, a stripper; ou João, o sem-abrigo. Um dia, um momento infeliz com desfecho trágico, obriga Manuel a confrontar-se consigo próprio, e as consequências serão mais transformadoras do que ele alguma vez imaginou.
Um romance contemporâneo, que toca temas de sempre, como o amor e a redenção, e outros de agora, como a crise dos refugiados e a alienação da sociedade.

(Bertrand Editora, 2017)

 

«Talvez e decerto, que há anos, que não lia uma obra escrita com tanta verdade e fraternidade, sobre os grandes dramas do quotidiano de tanta boa ou mesmo má gente. Notável o conteúdo simples e escorreito, que nos presenteia, a todos nós leitores de todos os estratos sociais.»
Armando Rebelo, jornalista

«Ter um táxi como narrador pode parecer estranho, mas garanto que a autora, repleta de mestria, nem por um momento nos provoca essa estranheza. É um relato natural, como se fosse uma conversa entre amigos. O carro observa os bairros, os transeuntes, os moradores à janela, os frequentadores das esplanadas e se ele sabe, nós sabemos também. É um relatar que aceitamos rapidamente e que nos dá sede de saber mais.»
in 
O Bicho das Letras 

COMPRAR

 

capa mães

Cheio de humor e algum sarcasmo, «Coisas que Uma Mãe Descobre» é um livro indispensável para pais recentes, que aprendem algumas dicas para lidar com as situações mais inesperadas; para pais experientes, que se vão rever em muitas das peripécias descritas; para pais grávidos, que vão poder preparar-se para o que os espera; e ainda para todos aqueles que nunca quiseram ser pais e que precisavam de novas razões para continuarem a não querer.

Uma compilação de crónicas onde Filipa Fonseca Silva partilha a sua experiência na grande aventura da gravidez e maternidade e que, graças às ilustrações da talentosa Sofia Silva, pode ser completado com fotografias e notas de quem o lê, tornando-se, no final, um divertido álbum de recordações sobre o incrível mundo das mães.

(Bertrand Editora, 2015)

 

«Um livro cheio de humor, que mostra a maternidade mais como ela é realmente do que como nos é muitas vezes vendida. Capítulos como “As hormonas são umas cabras” ou “Sexo pós-parto é como os muffins do IKEA” fazem-nos rir perante o processo de identificação.»
Sónia Morais Santos, Cocó na Fralda


«Loucas à parte, recomendo a leitura deste livro, para mães e não-mães e considero que devia ser de leitura obrigatória para mães extremosas-obcecadas, a ver se se tornavam menos fatalistas.»
Ana Ros in A Maçã de Eva


«Coisas que uma mãe descobre, proporcionou-me uma deliciosa vertigem de reconhecimento com o que sei e não esqueci sobre a experiência da maternidade (que repeti). O sentido de humor e sentido critico, bem como a lucidez, estão bem presentes nesta narrativa que nos faz encarar o bom e o difícil desta viagem de emoções e sentimentos quando um novo ser invade a nossa vida.»

Vera Sopa in Roda Dos Livros 

COMPRAR

 

os30 Bertrand

Filipe vive assombrado por uma paixão de adolescência que o impede de ter qualquer relação séria. Joana é uma mulher controladora e moralista, que está desiludida com o seu próprio casamento. Maria tenta refazer a vida depois de ter sido abandonada pouco antes de subir ao altar.

Num jantar que começa por parecer banal, mas que acaba por ser regado por discussões, mentiras e álcool a mais, estes três amigos dos tempos de faculdade, agora na casa dos trinta, confrontam-se com os seus diferentes percursos e estilos de vida, para descobrir que, afinal, nada é como sonharam.

Escrito num estilo quase cinematográfico, que nos remete para o clássico “Os amigos de Alex”, este romance narrado a três vozes tem encantado leitores de todo o mundo, retratando de forma humorística e despretensiosa toda uma geração.

 

(Primeira edição 2011. Reedição Bertrand Editora 2018)

 

«Só vos garanto que este livro é um verdadeiro filme. Tudo aquilo transpira imagem e nós quase que conseguimos tratar por tu as personagens.»
Mário Augusto, jornalista

«Divertidíssimo, inteligente e muito atual.»      in O segredo dos Livros

«Despretensioso e objectivo, Os 30 – Nada é como Sonhámos, de Filipa Fonseca Silva – uma estreante nestas coisas que pertence à dita geração –, constrói uma história a partir de três personagens com vidas e ambições distintas para falar de todo um grupo de desencantados, fazendo o seu retrato nem indulgente nem implacável.

Maria do Rosário Pedreira in Horas extraordinárias

«Personagens ricas de conteúdo e expressividade que são estereotipos que tão bem conhecemos. A interação das mesmas com as suas diferenças depois de um período de afastamento e construção leva-as a confrontos criticos mas também a reflexões e auto-análises. Imperdível.»

Vera Sopa in Ler um prazer adquirido

COMPRAR

 

Vanessa com autocolante

Quando entrou no carro naquela tarde de Inverno Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior que poria em causa todas as suas escolhas, toda uma vida baseada nas expectativas e opiniões dos outros.

Entre episódios trágicos e cómicos, que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar, “O Estranho ano de Vanessa M.” conduz-nos nessa auto-descoberta e faz-nos reflectir sobre o sentido da vida e o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão. Porque a busca da felicidade não tem prazo de validade.

(Bertrand Editora 2014)

 

«Não só a personagem principal surpreendeu-me por não ser uma “Mary Sue” como a maioria das personagens femininas que tenho encontrado em livro portugueses este ano, como o livro apresenta uma estrutura pensada, ou pelo menos bem polida sem excessos e “coisas” dispensáveis. É coerente, agradável de se ler e por aqui recomenda-se a sua leitura. Gostei muito.»
Vera Carregueira in 
Crónicas de uma leitora

«Este livro é precisamente isto: a busca pela felicidade, o ‘grito do Ipiranga’ para a descoberta de si próprio e do que quer fazer da sua vida. E sobretudo a descoberta que só conseguimos ser felizes quando nos aceitamos e quando mandamos as convenções sociais ‘à fava’.»
Samuel Tomé in 
Livros e Leituras


«Emocionante, esta obra. Retrata aspectos da vida que são muito comuns e a autora descreve-os de uma maneira magnífica! Pela primeira vez, li um livro desta autora e fiquei fã, aliás, super fã. A maneira de escrever, como descreve os acontecimentos, tudo.»

Patrícia Campos in 
Lovely Girl who Loves to read

COMPRAR

 

 

ENGLISH TITLES

 

VanessaM Amazon ENG

When Vanessa got into her car that winter’s afternoon, she had no idea she was setting off on a journey with no return. An inner journey that would call into question a whole life spent living up to other people’s expectations.

With tragic and comic episodes that bring together a domineering mother, a hippie aunt, a boring marriage, an insufferable boss and a friend who never knows when to shut up, “The Strange year of Vanessa M.” shares Vanessa’s voyage of self-discovery with us. And it makes us marvel at the power we have to question things, showing there’s no end to the pursuit of happiness.

 

 

“If you are not familiar with Filipa Fonseca Silva, you need to get to know her. She is very talented and writes one heck of a story.”

Sara Knight “Bookie”

“Mid-life crisis has never been portrayed any better.”

– The Chick Lit Pad

Ingenious creativity, relatable events makes this book spectacular.” 

– Quality Reads Book Club

 

Vanessa was a cross of Calista Flockhart in Ally McBeal and Drew Barrymore in Never Been Kissed. Vulnerable, undecided and yet she knows what she has to do.”

– The Reading Cat

BUY ON AMAZON

 

capa Thirty

Joana is a conservative, controlling woman who expected much more from marriage; Maria is trying to get back on her feet after being dumped just before her wedding; Filipe hides his broken heart in failed relationships.
Is this as good as it gets when you’re thirty something?
That’s what these three friends from college times will find out during a dysfunctional dinner party. Because life is not always how we dreamed it would be.

Considered by some ‘The Big Chill’ of the 21st century, this debut novel is all about the end of innocence. Funny, clever and real.

 

 

“A very courageous novel that asks us to explore the hard questions in our lives no matter if we are thirty something or much older”

5 stars – Karen Doering, Top 1.000 Amazon Reviewer

“Thirty Something is basically a story of reflection. We see how a group of friends, that are so different and have taken diverse paths in life, come together over dinner and how each one reflects on how different their lives are now”
5 stars – Crystal Burns – Blogger: Get lost in fiction

BUY ON AMAZON

 

capa mãesENG

In this humorous essay, embellished with fun illustrations, Amazon Top 100 author Filipa Fonseca Silva shares things no one talks about before you become a mom. Things she learned from her experience as a mother of two and wished someone had told her as soon as the pregnancy test got positive.
Written in a sarcastic tone, it’s the perfect book for new parents (who will learn precious tips on how to deal with the unexpected), experienced parents (who will know they’re not alone), pregnant parents (just to get ready for what really comes ahead) and also for those who don’t want to be parents and needed new reasons to stay so.

 

 

«A realistic look at pregnancy and parenthood, this book helps you whether you are considering either, whether you are embarking on the journey, or whether you are already on it and looking for validation.»

Tyne Traverson on Amazon

«The writing style is fluid and sparkles with enthusiasm and humour. The author’s sarcastic tone and unique take on the subject also make for an enjoyable read. I’m sure I’ll be referring to this book the next time my friend’s children annoy me.»

  1. Wish on Goodreads

 

BUY ON AMAZON