10 ideias para entreter as crianças durante a quarentena

2020-02-02 16.13.11

Vivemos tempos de surpresa e incerteza. A pandemia que está a assolar o mundo, atirou-nos abruptamente do mundo consumista, instantâneo, frenético, sem tempo para nada, para um confinamento entre quatro paredes, onde os dias se arrastam lânguidos. Entre o choque pelo que está a acontecer e o impacto físico e emocional da desaceleração a que nos vemos forçados, é importante manter as rotinas para não perder a sanidade, algo que ganha ainda maior relevância quando se tem filhos em casa.

Fonte inesgotável de entretenimento e alegria, tão importante nestes tempos de clausura, as crianças são também uma fonte inesgotável de stress para os pais, que parecem malabaristas a tentar controlar a informação preocupante, o tele-trabalho, o stock de alimentos disponível, as birras, o excesso de energia, o isolamento social e a falta de momentos a sós.

Segue por isso, uma pequena lista de 10 sugestões para amansar as nossas queridas feras sem recorrer aos tablets ou jogos electrónicos. E sobretudo para entrete-las, porque também para elas, por muito que gostem de nós e de não ir à escola, a quarentena inevitavelmente tornar-se-á uma seca.

  • Ginástica em família. Essencial para gastarem as pilhas e para impedir que engordemos todos cinco quilos. Por semana. Há inúmeros canais de exercício em casa no Youtube e é muito engraçado ver como as crianças adaptam os exercícios e sugerem outros novos.
  • Plasticina. Eu sei, suja tudo, cola-se no tapete, seca se deixada sem tampa, enfim, confesso que sempre foi proibida cá em casa. Até ao dia 12 de Março de 2020. Eles adoram e, na verdade, é um excelente material didático, que estimula a criatividade e a motricidade fina
  • Cozinhar. Os bolos e as bolachas são sempre um sucesso, mas as crianças também podem ajudar a fazer o almoço e o jantar. Lavar os ingredientes, pesar, aprender a usar facas se forem maiores de oito anos… Saem da quarentena prontos para o próximo Master Chef júnior
  • Limpar a casa. A actividade preferida de quase todas as crianças é borrifar superfícies, por isso que tal deixá-las limpar os vidros, o pó, os espelhos? Também são óptimos a separar a roupa suja (roupa branca ou de cor) e muito meticulosos com o pano do pó.
  • Arrumar. Não, não tenham ilusões, eles não vão arrumar as suas próprias coisas, mas acreditem que se mostram muito prestáveis quando lhes pedimos ajuda para arrumar coisas como os talheres acabados de sair da máquina da loiça, as compras, o armário das bolachas, a roupa dobrada nas respectivas gavetas. No caso de resistência acentuada, tornem a coisa num desafio – o primeiro a fazer X ganha Y (sendo que Y pode ser uma guloseima, dinheiro ou mais minutos na Playstation). É que isto da quarentena não pode ser só meninos a divertirem-se e paizinhos a tratar da casa.
  • Jogos de cartas e de tabuleiro. Quem não gosta de um bom pictionary, monopólio ou trivial? Os jogos de tabuleiro são um clássico para todas as idades e um baralho de cartas também. Só têm de ter cuidado com os batoteiros, para que o momento em família não se torne numa guerra sanguinária.
  • Encenar uma peça de teatro, com direito a guarda-roupa e adereços. Todas as crianças adoram brincar ao faz-de-conta e se se puderem mascarar, melhor ainda. Aproveitem e filme a peça para depois enviar à família e amigos.
  • Livros!!! Para não quebrar a quarentena, podem mandar vir pela internet livros, livros de actividades e fichas de trabalho. São a melhor companhia e um combustível precioso para o intelecto.
  • Ligar por facetime/whatsapp/Skype aos amigos da escola, aos primos, aos avós. A hora mais feliz do dia. Há sempre uma história para contar ou um desenho para mostrar. Sobretudo, agora há tempo para longas conversas.
  • Cinema em casa, com pipocas e tudo. Entre os clássicos da Disney e os maravilhosos filmes da Pixar, há tanto para descobrir e redescobrir. Também há clássicos do cinema como o Charlot, o E.T ou o Feiticeiro de Oz.

 

Boa sorte, aguentem-se sempre e aproveitem os momentos em família.

 

PS: Sim, na fotografia são os meus filhos, quando apareceram na sala depois de se divertirem com meia lata de espuma de barbear…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.