Orgulho de sua mãe

Hoje a minha filha deixou-me mais orgulhosa do que se tivesse ganhado uma medalha de ouro nos jogos olímpicos. Quase verti uma lágrima ao ouvir as suas palavras de profunda indignação por algo que aconteceu na sala de aula. E mais ainda quando me disse que se ia recusar a fazer o trabalho que a professora pediu.

Passo a explicar. A minha filha anda no 3º ano e, como é habitual nesta altura, a professora propôs que se fizesse uma lembrancinha para oferecer às mamãs no Dia da Mãe. Tal como em todas as outras turmas do seu ano, a lembrancinha seria um livro de receitas. Foi aí que a minha nova heroína feminista se impôs. Um livro de receitas? Mas que raio de presente é esse? Porque é que os pais receberam um Jornal, em que as notícias eram os grandes feitos e qualidades de cada um, e as mães recebem um presente que as manda para a cozinha? Isso é discriminação, disse ela, exaltada.

Minha querida Carlota, orgulho de sua mãe, fico muito feliz por ver que tu, com apenas 9 anos, já compreendes uma mensagem que nós feministas andamos há décadas a tentar passar, ao contrário das professoras do colégio que frequentas, que continuam a perpetuar estereótipos datados dos quais já nos devíamos ter libertado. Porque não um livro de receitas para o pai e um jornal para as mães?

Há quatro anos, escrevi um texto elucidativo sobre a importância de educar as crianças para a igualdade e sobre o impacto que as palavras e exemplos dos adultos têm nestes cérebros em formação. «Eu posso ensinar aos meus filhos tudo sobre feminismo e igualdade, mas se quando saem de casa, a sociedade lhes diz constantemente o contrário, fica mais difícil.» , escrevi então. Sim, fica mais difícil, mas não é impossível, como a Carlota acaba de provar.

One thought on “Orgulho de sua mãe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: