Foi com muito orgulho e gratidão que recebi a notícia de ter sido eleita Profissional do Ano pelo Rotary Club do Barreiro. Qualquer distinção deste tipo é motivo de orgulho, claro, mas vinda deste clube tem um gosto muito especial.
Para quem não sabe, o movimento rotário surgiu há mais de 100 anos nos Estados Unidos, com o intuito de envolver profissionais e líderes de diferentes setores na melhoria das suas comunidades. Fundado por Paul Harris, o advogado, a 23 de fevereiro de 1905, com o tempo o Rotary ampliou o seu alcance e visão para serviços humanitários. Apenas 16 anos após a sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, tem mais de 46 mil, empenhados em resolver os maiores desafios do mundo, desde a erradicação de doenças como a Poliomielite, à saúde materno-infantil, educação, levar água e saneamento a comunidades carenciadas, promover o crescimento das economias locais.
Tive contacto com o movimento Rotário em 1996, quando o meu pai ajudou a fundar o club no Barreiro. Pela primeira vez, vi um grupo de pessoas privilegiadas, completamente laico e apartidário, a fazer coisas concretas pela sua comunidade, e não caridadezinha. Ao longo dos anos fui a dezenas de reuniões, primeiro como filha, depois como aspirante a jornalista para fazer reportagens sempre que havia um convidado ou uma acção que me despertasse o interesse, depois como membro do Rotaract (a versão jovem do Rotary, para jovens entre os 18 e os 30 anos).
Desde que saí do Barreiro, há cerca de 20 anos, deixei de frequentar o clube, mas fui-me mantendo a par do que têm feito, feliz por saber que o clube continua vivo há quase três décadas. Todos os anos o clube distingue um profissional do ano. Este ano, para minha enorme surpresa foi eu a escolhida.
A atribuição do prémio será feita na segunda-feira, 30 de Janeiro, às 21H30, num evento especial que decorrerá nas instalações da Start-Up Barreiro. Estará aberto ao público, com direito a sessão de autógrafos no final. Também é possível participarem no jantar que precede o evento, que começa às 20H, esse com um custo de €20 por pessoa.

Deixe uma Resposta