Livros de Natal

Nesta altura do ano gosto de partilhar a minha lista de livros de Natal. Não que sejam necessariamente livros dedicados à quadra, mas antes os que tenho muita curiosidade em ler e gostaria de receber no sapatinho. Espero que se deixem inspirar e, sobretudo, que ofereçam livros.

FICÇÃO

Um e-book solidário, cujas receitas revertem inteiramente para a Comunidade Vida e Paz, com contos de nove autores portugueses contemporâneos. Incluindo um conto meu!

Estou muito curiosa com este livro desde que saiu e, se ninguém me oferecer este Natal, vai já para a lista de compras. Os irmãos Byron e Benedetta não se veem há oito anos, mas a súbita morte da mãe obriga-os sentarem-se finalmente à mesma mesa. Eleanor deixou-lhes um bolo no congelador com a críptica instrução de que o deverão partilhar «na altura certa». Bestseller do New York Times em adaptação para a televisão por Oprah Winfrey.

Com ecos de autores como Frank McCourt, D. H. Lawrence e James Joyce, Shuggie Bain é um magnífico romance de estreia de um autor que tem uma história importante para contar, inspirada na sua própria. Uma história dilacerante de dependência, carência e afecto, um retrato épico de uma cidade, um quadro íntimo de uma família destroçada e, sobretudo, uma extraordinária história de amor.

Li a entrevista do autor no Expresso e fiquei logo com vontade de ler este livro. As histórias de Damião de Góis e Luís de Camões, entrelaçadas, captam as extraordinárias maravilhas que aguardavam os europeus à sua chegada à Índia e à China, os desafios que estas maravilhas traziam às crenças de longa data, e a vasta conspiração para silenciar as questões colocadas sobre a natureza da história e da vida humana.

Mais uma autora que quero descobrir em 2023. Para mais é Colombiana e eu adoro literatura latino-americana. Este seu último romance tem como cenário um mundo em que as mulheres não conseguem escapar a casamentos impostos e prisões domésticas, esta é a história inquietante de como uma criança assume as revelações da mãe e os silêncios do pai para construir o seu próprio mundo, sem saber que, apesar de continuarem todos juntos, a família já ruiu há uma eternidade.

NÃO-FICÇÃO

Ainda não li nada desta autora, o que vai mudar rapidamente. A premissa do livro despertou-me a curiosidade e, por isso, vou começar por este. A autora recebeu um inusitado convite para passar uma noite num museu em Veneza e escrever o que lhe apetecesse. A noite insone acaba por ser o pretexto para deambular por outras paragens e outros tempos. Percorrendo, de pés descalços, as salas e os corredores do museu, Leïla Slimani fala do belo e do efémero, da virtude do silêncio, da magia da criação artística, da solidão e do sacrifício da escrita.

De uma das minhas autoras preferidas, não pode faltar este livro de ensaios, divertidos e assombrosamente premonitórios, que procuram dar resposta às questões mais prementes dos nossos dias, tais como: Porque contam histórias todas as pessoas, em todos os pontos do planeta, em todas as culturas? Quanto de nós podemos dar aos outros, ou de quanto podemos prescindir, sem que fiquemos vazios? Será possível viver no planeta Terra? Como? É verdade, seja o que for? E é justo? O que têm os zombies que ver com autoritarismo?

INFANTIL

Um livro infantil faz sempre parte da minha lista. Dois homens discutem num país distante e frio. Discutem há tanto tempo que já não se lembram por que razão começaram a discutir. Para resolverem de vez o problema, e porque desistiram de encontrar uma verdadeira solução, decidem travar um duelo.

O último livro do meu adorado Oliver Jeffers a sair em Portugal tem um fantasma muito fofo. Preciso dele na minha estante e rápido.

Boas leituras e Boas Festas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: