As minhas escolhas de Natal

Está a chegar a minha época do ano preferida. Aquela em que vou acrescentar mais livros à enorme pilha por ler que já tenho na estante. Quem se identifica? Todos os amantes de livros, certo? Pois é, mesmo com tantos em espera para serem lidos, há sempre espaço para mais alguns títulos. E como várias pessoas me perguntam o que gostaria de receber pelo Natal, fica aqui a minha lista, apresentada por género literário. Espero que seja uma inspiração para as vossas próximas leituras.

CONTO

Anos de Chumbo e outros contos, Chico Buarque.

Imersos na atmosfera muito particular da ficção de Chico Buarque – marcada pelo sagaz poder de observação e pelo contraste entre o lírico e o cómico -, os contos que compõem este volume ilustram a sordidez e o patético da condição humana. São oito narrativas em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio compõem um surpreendente labirinto de vidas cruzadas.

 

ENSAIO

Livrarias, Jorge Carrión

Qual é o significado das livrarias no imaginário coletivo? Qual é o seu papel na História das Ideias e das Letras? Neste brilhante ensaio, Jorge Carrión cria uma possível cronologia do desenvolvimento das livrarias e da sua representação artística – como se transformaram em mitos culturais, em centros de tertúlia e de resistência política.

ROMANCE

Açúcar Queimado, Avni Doshi

Primeiro livro de uma jovem autora, finalista do Brooker Prize. Uma história de obsessões e traição. Uma história de amor envenenada, cujos protagonistas, ao contrário do que seria de esperar, não são dois amantes: são mãe e filha.

As doenças do Brasil, Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe cria para a Literatura actual duas figuras inesquecíveis: Honra e Meio da Noite, rapazes peculiares que, ao abrigo das aldeias gentis dos abaeté, estabelecem uma cumplicidade para certa ideia de defesa.

Niketche, Paulina Chiziane

A minha introdução à primeira romancista Moçambicana, Prémio camões em 2020. Rami, casada há vinte anos com Tony, um alto funcionário da polícia, de quem tem vários filhos, descobre que o partilha com várias mulheres, com as quais ele constituiu outras famílias. O seu casamento, de «papel passado» e aliança no dedo, resume-se afinal a um irónico drama de que ela é apenas uma das personagens. 

BIOGRAFIA

1000 anos de alegrias e tristezas, Ai Wei Wei

Exaltado como «um dos artistas vivos mais importantes do momento» pelo Financial Times e como «uma voz eloquente e impossível de silenciar pela liberdade» pelo The New York Times, Ai Weiwei faz o registo das suas extensas memórias para apresentar uma notável história da China ao longo dos últimos 100 anos, ao mesmo tempo que reflecte sobre o seu processo de criação artística.

Flush, Virginia Wolf

A partir da correspondência de Elizabeth Barrett Browning, Virginia Woolf escreveu a biografia de Flush, criando assim um dos seus livros mais originais e inesquecíveis. A edição publicada agora pela Livros do Brasil conta com as ilustrações de Iratxe López de Munáin

INFANTIL

There’s a Ghost in this House, Oliver Jeffers

Cada vez que compro um livro do Oliver Jeffers, digo que é para os meus filhos, quando na verdade sou eu que os quero para mim. Este é sobre uma casa assombrada. Ainda não está editado em portugês, mas eu até prefiro a versão original.

O que acham desta sugestões? Deixem os vossos comentários e títulos de livros que gostariam de receber neste Natal. Boas Festas!

2 thoughts on “As minhas escolhas de Natal

  1. Rosa Santos diz:

    Filipa, é um prazer ler-te!! Eu própria acrescento sempre mais um ou dois livros aos quantos que tenho em fila!! E este natal não é excepção!
    E “Os 30- nada é como sonhamos”, é uma leitura “pequenina” em dimensão , e enorme no conteúdo!!! Adorei!
    Filipa, um bom Natal!!! Um beijinho ❤️

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.