Eu sei: o Natal, as filas, os shoppings lotados, o consumismo desenfreado, o não saber que número veste ou calça, o não saber se gosta, se precisa, se já tem. Enfim, aquilo que deveria ser um prazer, oferecer uma lembrança a quem nos é próximo, torna-se muitas vezes uma obrigação dispendiosa e sem sentido. Daí que, para mim, a melhor opção de presente seja sempre um livro. Eis porquê.
- Os livros não têm prazo de validade
Podem ser lidos num só dia ou ao longo de semanas; no mês em que saem ou nos anos seguintes. As boas histórias são intemporais e estão prontas a consumir a qualquer hora. Mesmo por quem não t~em hábitos de leitura.
2. Os livros duram várias vidas
Há livros com centenas de anos em perfeito estado. Entrem numa biblioteca ou num alfarrabista e vejam por vocês mesmos. Além disso, um livro pode ser lido, relido, emprestado várias vezes e até doado, ganhando uma outra vida e iniciando, assim, um novo ciclo. Querem presente mais sustentável?
3. Os livros podem ser decorativos
Quem nunca entrou numa casa onde se vê perfeitamente que os livros só estão ali a decorar, que atire a primeira pedra. Mas e depois? Mesmo que não sejam lidos, serão certamente folheados, manuseados, sentidos. E mesmo que não sejam, não faz mal. Assume-se a estética da coisa. E a verdade é que há livros com capas tão bonitas que até podiam ser emoldurados e fazerem as vezes de quadros.
4. Os livros permitem-nos viajar
Pode soar a cliché, mas é verdade que quem lê viaja pelo espaço e pelo tempo. Por dimensões alternativas, universos paralelos, emoções e experiências que nunca poderá sentir na pele, mas que poderá sentir no coração. Cada livro é mesmo uma viagem. E super low cost! Por apenas uns vinte euros, teletransporta-nos para outro lugar.
5. Os livros podem ser trocados
E se a pessoa não gostar? Pode trocar, claro, mas com a vantagem de ter à sua disposição milhares de alternativas. Ao contrário de outro tipo de lojas, uma livraria, mesmo pequena, tem pelo menos uns 10 mil títulos disponíveis. Uma loja de t-shirts não tem 10 mil modelos de t-shirts. Uma loja de vinhos não tem 10 mil vinhos. E é verdade que talvez a pessoa não goste de ler romances, mas pode trocar o presente por um livro técnico, escolar, de auto-ajuda, banda desenhada, sobre música, sobre carros ou até, quem sabe, sobre os tais vinhos. Há livros um livro para todos e para todas as idades.
Convencidos a correr para uma livraria? De preferência de rua, sem filas, sem música alta, onde nós podemos demorar.
Boas festas e boas leituras.

Deixe um comentário