É com enorme entusiasmo que partilho uma notícia que tenho estado a guardar há muito tempo. Os direitos de adaptação cinematográfica do meu livro «E Se Eu morrer Amanhã?» foram adquiridos pela UKBAR, a produtora responsável pelo êxito mundial «Rabo de Peixe». Ademais, o projecto ganhou o concurso do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) para desenvolvimento do guião.
Claro que o filme propriamente dito ainda está longe de iniciar a rodagem, mas os primeiros passos para transformar a Helena num ícone do cinema estão dados, e não tenho dúvidas de que a Ana Cunha, a realizadora do futuro filme, vai fazer um trabalho incrível e fiel ao livro.
Depois da adaptação de «O Elevador», já produzido e disponível no Youtube, é incrível ver mais uma história minha fazer este percurso.

O livro, que foi top 5 do Livro do Ano Bertrand 2023 e um dos 10 mais vendidos da Bienal do Rio de Janeiro em 2025, e que em Portugal está publicado pela Penguin, relata a história de uma viúva de 79 anos que, acidentalmente, pega fogo à sala de estar. Obrigada a mudar-se para casa da filha, revela um segredo que deixa a família boquiaberta: Helena tem uma vida sexual activa. Um romance hilariante, que reflete sobre os preconceitos em relação às mulheres mais velhas e o enorme tabu em torno da sua sexualidade.
Se quiserem celebrar comigo esta notícia, vou estar na Festa do Livro de Belém no dia 4 de Setembro, em duas sessões de autógrafos. Às 18H na Penguin com os livros para adultos e às 19H na Porto Editora com o livro infantil «Napoleão, o camaleão» .
Deixe um comentário